UFPA Organiza Ciclo de Defesa de Mestrado e Palestra com Professor Doutor da UFG


Nesta 2ª feira, 27/08, a UFPA realizou um dual de informações científicas para quem se interessa por Estudos Linguísticos com foco em Línguas Estrangeiras. Aconteceu em uma das salas do prédio do Curso de Mestrado em Letras da UFPA nos períodos manhã e tarde. O ciclo foi organizado pela Profª. Dra. Walkyria Magno e Silva, docente adjunta da universidade, contando também com a presença dos professores doutores José Carlos Chaves da Cunha (UFPA) e José Francisco Quaresma de Figueiredo (UFG), que fariam parte da Banca de Defesa do mestrando Breno Belém.

Pela manhã, o mestrando, atualmente já professor da instituição no campus de Altamira, defendeu sua dissertação sob o título Estratégias de Aprendizagem e Autonomia na Produção Oral dos Alunos de Licenciatura Intensiva em Inglês, obtendo um conceito Bom, porém sob unanimidade dos julgadores de que poderia ser Muito Bom, o que não é possível por não existir na escala de conceitos. O mestrando concluiu, em sua pesquisa com graduandos do Curso de Letras no campus da UFPA Bragança, que é possível aprender inglês e tornar-se fluente estudando apenas na própria universidade. Isto nos leva a crer nas possíveis mudanças que já estão ocorrendo a partir da formação inicial de professores que motivam novas práticas em sala de aula após tal formação.

À tarde, tivemos a palestra do Prof. Dr. Francisco José Quaresma de Figueiredo pela Universidade Federal de Goiás. Sua apresentação foi sobre um dos trabalhos que desenvolve acerca de “erros” e “correções”, cujo título foi Afetividade e Aprendizagem de Línguas: foco no processo de correção de textos escritos. Na palestra ele discorreu sobre os tipos de erros cometidos durante produções linguísticas de alunos e as diversas formas de correção dos mesmos, perpassando pela importância da reescrita e destacando fatores afetivos que influenciam esta habilidade. Se boa parte destes fatores for negativa, há um desencadeamento de vários sentimentos ruins, tais como ansiedade, baixa autoestima, ausência de motivação etc. Estes fatores parecem propiciar ainda mais dificuldades no processo de escrever até a aversão ao uso desta habilidade em quaisquer circunstâncias, sob a alegação de que não é competente o suficiente para escrever.

Na ocasião, Prof. Francisco nos apresentou seu último livro lançado pela editora da própria UFG: Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: princípios e práticas. Estar presente em todos estes momentos foi de um ganho supremo, até pelos professores da área e colegas que encontramos no local.
Esp. Giselle Bezerra e o mais novo Mestre Breno Belém
Da esquerda para a direita: Professores Msc. Maria Izabel, Msc. Silvia, Dr. Francisco Quaresma, Dra. Walkyria Magno, Msc. Marcus e Msc. Cristina Porto

Post: Giselle Bezerra
Fotos: Giselle Bezerra e Marcus


Comentários