IV Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - Recife-PE

Nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2012, o NTE Ananin se fez presente em Recife – PE, no IV Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, promovido pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, ocorrido no Centro de Convenções e nas novas instalações da instituição.
 
Todos os Estados da Confederação participaram do evento, sendo as formadoras Célia França e Giselle Bezerra, que apresentaram comunicações individuais e a colega, Professora de Bagança, Socorro Braga, que apresentou poster. A organização do evento informou que houve mais 3 participantes de nosso Estado, os quais participaram como ouvintes, dentre os quais a Prof. da UFPA campus Bragança Zilah Araújo.
 
No caderno de Programação, merecem destaque os trabalhos "Inclusão Digital na Educação Básica Brasileira - Projeto UCA no estado do Pará: um estudo de caso", por Célia França; "Twitter na Educação: Uma experiência com alunos EJA", por Giselle Bezerra e Eric Siqueira;  e “Informática Educativa na Construção do Conhecimento”, por Socorro Braga, representando a EEEFM Profa. Yolanda Chaves - Bragança. Todos os trabalhos tiveram apresentações brilhantes e um público em quantidade interessante. O trabalho da Profª Socorro recebeu até o atento olhar do Prof. Dr. João Mattar com direito a comentários pós apresentação.

Para as mesas-redondas e conferências, o Simpósio contou com a participação de alguns pesquisadores renomados que atuam no Brasil em na França:
  • Prof. Dr. Imad Saleh – Universidade Paris-8 – França
É doutor em Matemática e ciências aplicadas ao homem (EHESS e Paris V), chefe do Departamento de Hipermídia e Comunicação da Universidade Paris VIII e diretor do Laboratório Paragraphe. Temas de pesquisa: Websemântica e relação homem-máquina, entre diversos artigos e livros, escreveu Les Bibliothèques numériques: recherche de l’information. Paris: Editions Hermès, 2008. Website: http://imadsaleh.info
  • Prof. Dr. Philipe Bootz – Universidade Paris-8 – França
É doutor em Física (Universidade de Lille) e doutor em Hipermídia (Paris VIII). É um dos principais teóricos da poesia digital na França e professor das disciplinas Semiótica de interface digital e Poesia digital no Departamento de Hipermídia e Comunicação da Universidade Paris VIII. Website: http://www.olats.org/colloque/participants/bootz/index.shtml
  • Profª. Drª. Lúcia Santaella – PUC/SP
É pesquisadora do CNPq e professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP. Website: http://www.pucsp.br/~lbraga/ 
  • Prof. Dr. João Mattar – Universidade Anhembi Morumbi/SP e PUC-SP
João Mattar fez Mestrado em Tecnologia Educacional (Boise State University) e Pós-Doutorado (Stanford University), onde foi visiting scholar. É professor do TIDD – Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP) e da Universidade Anhembi Morumbi. Website: http://blog.joaomattar.com/
  • Prof. Dr. Romero Tori – USP e Senac/SP
Romero Tori é engenheiro, doutor e livre-docente pela USP. Atualmente é professor titular do Centro Universitário Senac de São Paulo e Professor Associado da Escola Politécnica da USP. Coordena o Interlab Laboratório de Tecnologias Interativas da USP. Website: http://romerotori.blogspot.com.br/

A equipe NTE encontra-se contente e satisfeita de star rompendo fronteiras e levando um pouco do que desenvolve enquanto trabalho a outros educadores.

Confira as fotos! 



Acima, cerimônia de abertura com Prof. Dr. João Mattar – Universidade Anhembi Morumbi/SP e PUC-SP e apresentação cultural.

                                                                



Centro de Convenções UFPE







Acima, da esquerda para direita, Professoras Giselle Bezerra (NTE Ananin), Zilah Araújo (UFPA-Bragança), Socorro Braga (Escola Yolanda Chaves - Bragança) e Célia França (NTE Ananin).






Antes da apresentação, poses para fotos!!!

 

Apresentação Inclusão Digital na Educação Básica Brasileira - Projeto UCA no estado do Pará: um estudo de caso(abaixo), por Profª Célia França (abaixo)



Apresentação Twitter na Educação: uma Experiência com alunos EJA (abaixo), por Profª Giselle Bezerra




Abaixo, mesa redonda com Carla Coscarelli - UFMG


Acima, Conferência Réseaux Sociaux Et Apprentissage por Imad Saleh - Universidade de Paris 8

No intervalo, almoço no Restaurante Várzea Grill


Fotos: Célia França e Giselle Bezerra

Comentários

Parabéns colegas, uma gama de conhecimento para nós. O NTE 11 Paulo Afonso-BA, também esteve lá e achei maravilhoso.