REVITALIZAÇÃO DA SALA DE INFORMÁTICA DO MAF


É comum e até compreensível, que computadores com mais de 3 anos de uso comecem a apresentar problemas - não ligam, não carregam o sistema operacional, o hd apresenta problema, etc. - Nessa perspectiva, muitas das Salas de Informática - SI das escolas de nossa jurisdição estão operando com capacidade reduzida (algumas SI com apenas a metade dos computadores funcionando).
Uma forma criada pelo NTE Ananin para re-operacionalização dos computadores foi criar o programa NTE até o FIM cujas ações estão ancoradas em três vieses:
A Formação profissionalizante em manutenção de computadores: onde os formadores do Nte realizam oficinas de manutenção de computadores - Básica e preventiva - abertas para o corpo docente e discente da escola. nesta oficina, são conhecidos a arquitetura dos computadores, wardware e software a manutenção preventiva realizada através da desmontagem, limpeza e remontagem dos computadores e a detecção e solução de problemas de funcionamento doas máquinas.
A Inclusão social e digital que se dá através da participação de alunos e professores que pela primeira vez tem a oportunidade de conhecer um computador e resolver problemas técnicos simples.
A Metareciclagem que ocorre através do reaproveitamento das peças de computadores obsoletos e a transformação de partes do computador em outros objetos utilitários - estantes, bijuterias, porta objetos, chaveiros, etc.
O que seria descartado passa a ser reaproveitado tanto para a sua utilização em escolas e comunidades, como para formação profissional em cursos de manutenção de computadores envolvendo alunos de escolas públicas e comunidade em geral.
Neste mês de dezembro atendamos com o programa a escola Maria Araújo Figueiredo, que através da oficina de manutenção está recuperando os computadores da Sala de Informática, revitalizando um espaço para o aluno com maior funcionalidade.

Para receber o programa NTE até o FIM basta entrar em contato conosco e agendar uma visita de nossos formadores para levantamento das necessidades estruturais, materiais e  a viabilização desta ação de cidadania.


Comentários