Semana Pedagógica na Escola Antônio Gondim Lins



O NTE Ananindeua está a todo vapor participando das semanas pedagógicas das escolas em Ananindeua.Desta vez foi nossa querida escola Antônio Gondim Lins, onde fica nossa sede e onde desenvolvemos desde ontem diversas atividades juntamente com a direção da escola e com a comunidades escolar. Como parte das ações está a participação do NTE Ananin com palestras e formações especiais que foram ofertadas e demonstradas no dia de hoje.O NTE fez uma abordagem colaborativa dentro das Matrizes de Referência do ENEM , já que com a nova alteração no planejamento da SEDUC e com as competências e habilidades exigidas nas grades de conteúdo do MEC é necessário colocar em voga a importância das tecnologias em todas as áreas de conhecimento. O NTE Ananin, na realidade já vem há muito tempo tentando “fundir” essas duas interfaces em torno dos projetos das escolas e da assessoria que damos nas USES atendidas por nosso núcleo.  
Esse momento em que a educação em nosso estado está passando por diversas mudanças cabe a nós, professores, coordenadores, diretores e técnicos fazer uma profunda reflexão a cerca da necessidade de preparar  nossos alunos não apenas para uma prova como o ENEM mas também para se tornar uma cidadão crítico e participante da decisões de nosso país e de nossa escola também. A interdisciplinaridade, apesar de ser um nome enorme e que só de falar já nos causa “medo” é também uma oportunidade maravilhosa de conhecer o nosso potencial colaborativo. 

Atitudes que Mudam  [...]

Hoje ao começar nossa participação na semana pedagógica, nosso coordenador Tony Cunha fez algo simples mas que mudou completamente o ambiente onde estávamos. Ele perguntou a todos se já haviam falado um com o outro e desejado um bom dia. Todos se olharam, riram e se congregaram naquele momento de descontração...dalí em diante o encontro foi outro. É essa espontaneidade que nos faz humanos  e não as nossas diferenças. É um simples gesto que nos transforma, uma simples palavra um simples “mudar”. 



Trocar ideias é algo maravilhoso. Recordo uma antiga história que dizia o seguinte: “...dois viajantes se encontraram em uma estrada, cada um tinha uma ideia, eles conversaram e os dois saíram dali cada um com duas ideias, a sua e a do outro”. Essa pequena fábola se faz todas as vezes que compartilhamos o saber e nos deixamos envolver por novas possibilidades. Agradecemos a participação da direção da escola por acreditar em nosso trabalho e à todos que junto conosco corroboram do mesmo ideal: melhorar a educação em nossas escolas.




Comentários