Literatura e Tecnologia


A pedido de um professor de Literatura que gostaria de trabalhar sua aula com as tecnologias fizemos um pequeno roteiro com diferentes possibilidades em sua aula. Achamos interessantes também compartilhar com nossos leitores do Blog do NTE Ananin, lembrando que qualquer professor de qualquer disciplina pode solicitar também esse auxílio ao NTE. Vamos lá então:
Utilizando o Celular: Bem, o celular é uma excelente forma de criar atividades com os alunos, além de ser uma ferramenta fácil de utilizar. Você pode por exemplo baixar livros gratuitos dos clássicos da literatura brasileira em qualquer celular e depois fazer uma dinâmica, um debate ou até mesmo compartilhar.

Audiobooks: Essa sem dúvida alguma é uma ótima alternativa para incentivar os alunos a estudarem Literatura. Os audiobooks são uma forma interessante e divertida de estudar. Como eles gostam de ouvir mais que lê, essa acaba se tornando uma ótima escolha. Na internet há diversos sites de Audiobooks. Nós indicamos os TDB no endereço http://tudodebommermmo.blogspot.com.br

Utilizando o tablet do professor: Uma opção interessante também é gravar os alunos caracterizados recitando os poemas e depois compartilhar nas redes sociais, ou até mesmo compartilhar entre os outros alunos da escola via bluetooth. Lembrando que no próprio tablet há uma gravador de voz que pode servir para gravar também os alunos recitando poesia.

Slides-Show Narrado: Essa opção é simples e muito interessante, porque permite ao mesmo tempo em que se recita a poesia colocar uma imagem de acordo com aquela passagem através de um programa de apresentação. Indicamos aqui o Impress para que utiliza o sistema operacional Linux.
Camêra de Vídeo: Outra sugestão é que o professor grave com uma filmadora amadora os alunos interpretando uma peça baseada em uma poesia e devidamente caracterizados. Depois disso fazer um pequena edição para colocar uma introdução com imagens e publicar via youtube ou grupos de WhatsApp, já que estes estão sendo utilizados com mais frequência.

WhatsApp: Com a ampla divulgação do aplicativo de mensagem, há a possibilidade de organizar pequenas comunidades. Mas atenção !!! lembre-se de fazer um conjunto de regras e de ética no grupo antes de adicionar as pessoas. Inclusive peça a autorização delas para serem adicionadas no Grupo.Afinal de contas nada mais chato do que passar a receber notificações de um grupo sem ao menos aceitar se quer ou não participar. Essa opção certamente é muito interessante porque os alunos podem postar vídeos com poemas, imagens engraçadas e interessantes, textos...enfim! são muitas as possibilidades mas há sempre a necessidade de organização deste espaço por parte do professor.


Bem, essas são apenas algumas ideias....há sempre uma grande gama de informações na internet e de outras possibilidades basta fazer uma pesquisa e descobrir mais. Vamos continuar a fazer nossa pesquisa e a divulgar em nosso Blog. Críticas ou sugestões também são bem-vindas, afinal de contas fazemos de tudo para que este espaço se torne cada vez melhor pra você. Um abraço e até nosso próximo post.

Comentários