Segurança na Internet e Redes sociais



A escola Estadual Maria Eugênia Cavaleiro de Macedo, localizada no município de Ananindeua, fez uma programação especial com seus alunos. Em parceria com o NTE Ananindeua fez dois dias de discussão sobre um assunto de fundamental importância nessa era digital: Segurança na Internet e Redes Sociais. Professores e coordenação pedagógica sabem da necessidade dos alunos entenderem que a internet e muito interessante e faz parte da nossa vida, mas precisamos ter responsabilidade nas postagens que fazemos e nos sites que navegamos. 
Esse senso de responsabilidade precisa ser despertado e os alunos precisam entender que a rede mundial de computadores funciona como uma grande praça pública. Berners-Lee, ao idealizar essa inovação, dizia: “Ela (a internet) foi desenhada para ser universal. A meta era quebrar nichos e separações”. Mas muita coisa saiu do controle. Assistimos discurso de ódio e ainda não temos  solução para esse dilema. Os governos desenham regras para a internet, incluindo punições para os que a desrespeitam. Mas tudo ainda é muito incipiente e alguns ataques fogem do controle dos órgãos responsáveis. 
Acreditamos que a educação é um dos caminhos para nossos jovens aprenderem a respeitar e conviver nas redes sociais de forma respeitosa com as mais diferentes crenças, etnias, culturas, origens. Agradecemos a escola pela parceria e por trazer assunto tão relevante para a formação de nossos jovens.



Post: Célia França

Comentários